Como trabalhar com Mídia na Igreja?
Na era digital, a mídia social apresenta uma oportunidade poderosa para as igrejas alcançarem e promoverem a comunidade. Aqui estão algumas ideias criativas para usar as mídias sociais no ministério da igreja.
Ter uma presença digital para sua igreja pode ser emocionante e assustador ao mesmo tempo. Talvez você se sinta pressionado a fazê-lo, mas não sabe por onde começar? Talvez você tenha mergulhado direto, mas não sabe para onde ir em seguida? Talvez você esteja procurando aumentar a velocidade no serviço à igreja através da mídia social?
Na Conferência Create em fevereiro , comunicadores da igreja de todo o país se reuniram para explorar formas criativas de comunicar o evangelho – incluindo mídias sociais. Aqui estão três maneiras pelas quais você pode começar a usá-lo de forma mais criativa em sua igreja.
1. Passar do Marketing para o Ministério
A mídia social está cheia de empresas tentando vender seus produtos e gritando sobre sua marca. No entanto, as contas de mídia social mais bem-sucedidas são aquelas que não vendem, vendem, vendem, mas que valorizam seus seguidores.
Pode ser tentador seguir esse padrão com contas de igreja, tentar usar o Facebook, Instagram ou qualquer outra coisa para ‘vender’ sua igreja. No entanto, com menos de 3% da população britânica sendo cristã nascida de novo 1 , é provável que a maioria das pessoas que você está alcançando não esteja interessada na igreja! Ainda…
Em vez disso, mude suas mensagens de mídia social de proclamar sua igreja para proclamar o evangelho de Jesus: tanto para aqueles que não o conhecem quanto para aqueles que estão em sua congregação. Aponte as pessoas para Jesus, não para sua igreja.
2. Crie uma estratégia de comunidade
Uma vez que sua mídia social é vista como uma ferramenta de ministério, você pode usá-la para construir e crescer a comunidade da igreja.
Nona Jones, Head of Faith-Based Partnerships no Facebook, falou na conferência por meio de um vídeo pré-gravado (veja a entrevista completa abaixo). Ela disse ‘se a igreja é o povo, precisamos ser a igreja em todos os momentos: tanto offline quanto online’. A ideia é que da mesma forma que a comunidade é fomentada na manifestação física da igreja, devemos pensar em como essa comunidade pode ser fomentada também online.
O Facebook é um excelente exemplo de criação de grupos comunitários para ajudar a unir a comunidade da sua igreja. Um grupo para os pais se conectarem, um grupo para alunos, um grupo para homens, um grupo para mulheres, até mesmo um grupo para toda a igreja. Se a comunidade da igreja estiver no Facebook, WhatsApp, até TikTok (pergunte aos adolescentes), pense em apoiá-la lá.
Este pode ser um lugar para discutir o sermão de um culto de domingo, orar uns pelos outros ou encorajar uns aos outros. Os relacionamentos são formados em comunidade.
3. Conte histórias para fazer as pessoas se sentirem
Um estudo da Microsoft sugere que nossa atenção online é de apenas 8 segundos, portanto, manter essa atenção é importante. Histórias que afetam as emoções são uma ótima maneira de fazer isso.
A igreja está cheia de grandes histórias de vidas transformadas e, portanto, está idealmente posicionada para chamar a atenção nas mídias sociais.
Entre em contato com a congregação da sua igreja para encontrar pessoas dispostas a compartilhar sua história online. Pode ser um artigo em seu site, uma fotografia com legenda ou até mesmo um depoimento em vídeo. Histórias da vida real podem ser muito poderosas para atrair pessoas ao evangelho.
Uma fórmula útil e simples para comunicar um testemunho, sugerida na conferência pelo YouTuber Joseph the Dreamer , é:
- Vida antes de conhecer Jesus;
- O momento do encontro com Jesus;
- Vida com Jesus.
Preparem juntos um roteiro que não seja muito longo, gravem uma narração em áudio do roteiro e, em seguida, filmem algumas imagens da pessoa contando a história cuidando de seus negócios. A maioria dos smartphones modernos é capaz disso, e o vídeo também pode ser montado usando ferramentas gratuitas de edição de vídeo (por exemplo , PocketVideo , WeVideo ou iMovie ).
Assim que o vídeo estiver concluído e publicado, incentive os membros de sua igreja a compartilhar o vídeo também para alcançar uma grande rede com a história transformadora da fé em Jesus!
Agora quero deixar um recado importante, uma dica de ouro pra você que procura maneiras de trabalhar com mídia na igreja:
Invista no seu futuro: Torne-se um Social Media Cristão profissional, trabalhando com o Gerenciamento de Mídias Sociais de Igrejas e Ministérios na internet.
“Tenha acesso a um conteúdo de nível acadêmico desenvolvido exclusivamente para você.”
Conheça o Curso Social Media Cristão, o treinamento mais completo no mercado, onde você aprende os passos necessários para alavancar as redes sociais da sua Igreja e do seu Ministério no mundo digital. Além disso, torne-se um social media profissional, capaz de gerar sua própria renda trabalhando na área. CLIQUE AQUI e saiba mais!