A mídia social é a extensão moderna da igreja de convites para chamadas telefônicas, panfletos, aceno de sinais e muito mais. Se a sua igreja deseja promover um evento, aumentar a participação no culto, servir a comunidade com notícias inspiradoras e muito mais, a mídia social é a ferramenta para fazer isso acontecer! Quase metade da população mundial está nas redes sociais. O Brasil é o terceiro país no mundo que mais usa as redes sociais e os brasileiros passam, em média, três horas e quarenta e dois minutos em suas redes sociais por dia.
Para colocar a mensagem da sua igreja na frente de apoiadores e membros em potencial nas plataformas que eles usam diariamente, você precisa de uma estratégia de mídia social . Continue lendo e aprenda os passos necessários para construir uma estratégia de mídia social para sua igreja!
1. Identifique seu público
Identificar seu público-alvo é um passo necessário para qualquer plano de comunicação. Identificar seu público-alvo afetará a forma como você escreve seus posts (formal versus informal, por exemplo) e o ajudará a determinar em quais plataformas sua igreja deve estar ativa.
Olhe para sua congregação atual – qual é sua composição demográfica? Diferentes demografias (faixas etárias, gêneros, etc.) migram para diferentes plataformas de mídia social. As plataformas em que seus congregados estão mais prováveis são as plataformas nas quais você deseja investir tempo.
Facebook – Facebook é a plataforma de mídia social mais popular. 68% dos usuários adultos de mídia social estão no Facebook. 74% das usuárias de mídia social do sexo feminino usam o Facebook, enquanto 62% dos usuários de mídia social do sexo masculino usam o Facebook. 51% dos usuários de mídia social de 13 a 17 anos estão no Facebook, 81% de 18 a 29 anos, 78% de 30 a 49 anos, 65% de 50 a 64 anos e 41% dos usuários de mídia social com mais de 65 anos usam o Facebook.
Instagram – O Instagram tem um bilhão de usuários mensais ativos e 400 milhões de usuários diários ativos . 39% das usuárias de mídia social do sexo feminino usam o Instagram, enquanto 30% dos usuários de mídia social do sexo masculino usam o Instagram. 72% dos usuários de mídia social entre 13 e 17 anos estão no Instagram, 64% de 18 a 29 anos, 40% de 30 a 49 anos, 21% de 50 a 64 anos, e 10% dos usuários de mídia social com mais de 65 anos usam o Instagram.
Twitter – 24% das usuárias de mídia social do sexo feminino usam o Twitter, enquanto 23% dos usuários de mídia social do sexo masculino usam o Twitter. 32% dos usuários de mídia social de 13 a 17 anos estão no Twitter, 40% de 18 a 29 anos, 27% de 30 a 49 anos, 19% de 50 a 64 anos e 8% dos usuários de mídia social com mais de 65 anos usam o Twitter.
Se sua igreja está procurando diversificar sua congregação, procure plataformas fora do que pode ser usado por seus membros atuais. Se você fizer isso, mantenha a voz de sua igreja – não mude a maneira como você representa sua igreja. Você quer que os novos visitantes que vêm a um culto ou evento se sintam confortáveis e gostem do que viram nas mídias sociais foi um retrato preciso de sua igreja.
2. Crie metas claras para sua presença nas mídias sociais
De acordo com o relatório do Sprout Social Index , as três principais metas que os profissionais de marketing têm para os canais de mídia social que gerenciam são aumentar o reconhecimento da marca/organização, gerar leads/vendas (para sua igreja, isso pode significar gerar novos membros ou convertidos) e aumentar o engajamento. Esses três objetivos amplos devem orientar o conteúdo do seu post e a estratégia geral de mídia social.
Quando você cria metas de mídia social para sua igreja, tente torná-las concisas e mensuráveis. Quem é sua meta de segmentação? Até quando você quer atingir seu objetivo? Siga o acrônimo EGAD descrito em Gerenciando Relações Públicas por Peter Smudde : Efeito , Objetivo , Público , Prazo . Veja os exemplos abaixo para ver o EGAD em ação!
- Aumente a conscientização de nossa igreja ganhando 100 novas curtidas na página do Facebook de usuários do Facebook de Tampa até 1º de abril de 2020.
- Aumente nossa taxa de engajamento no Twitter em 3% postando conteúdo visual e enquetes até 1º de janeiro .
- Alcance mais pessoas com as boas notícias aumentando o número de cliques em nossa página de destino de vídeo de sermão nas redes sociais em 5% até 1º de janeiro .
Se esta é a primeira vez que sua igreja se senta e fala sobre metas para a mídia social, sinta-se à vontade para começar de forma ampla e depois restringir seu foco. Leia mais sobre estratégias e metas para mídias sociais aqui.
3. Use plataformas que atendem ao seu público e sua igreja tem tempo para gerenciar
Cada plataforma de mídia social tem suas próprias expectativas e “normas” de postagem. Postar regularmente é uma expectativa que vem com as mídias sociais . Se você não postar regularmente, seus seguidores não saberão o que esperar e o valor de seguir ou curtir a página da sua igreja fica obscuro.
Experimente e publique diariamente no Facebook, Instagram e Youtube. A melhor prática do Tik Tok é postar pelo menos três vezes por dia (isso pode incluir retuítes do conteúdo de outros usuários). Poste pelo menos uma vez por dia no Instagram, mesmo se você estiver apenas postando em sua história. Se sua igreja só puder postar no Twitter uma vez por semana, por exemplo, tente ficar no Facebook e postar diariamente nessa plataforma até que você tenha largura de banda para expandir o gerenciamento de outras plataformas.
Além de avaliar o que você tem tempo para gerenciar, observe os dados demográficos de sua congregação para determinar quais plataformas de mídia social você deve gerenciar. Se você tem uma congregação mais antiga, por exemplo, investir seu tempo e recursos no Facebook em vez do Twitter é uma boa escolha. Se você tem um programa para jovens em expansão, o Twitter e o Instagram seriam ótimas plataformas para investir tempo.
4. Crie postagens que atendam às suas metas e sejam adaptadas à sua plataforma
Quais são os objetivos de mídia social da sua igreja? Cada postagem que você cria deve atingir um objetivo estratégico – ter objetivos claros ajudará a legitimar as mídias sociais como uma ferramenta de comunicação para os líderes de sua igreja e resultar em conteúdo de qualidade que forneça um valor claro para seus seguidores .
Suas postagens podem ser informativas (informando seus seguidores sobre um palestrante convidado que fará um sermão, anunciando uma parceria com um banco de alimentos local para as férias, divulgando as datas da Escola Bíblica de Férias etc.); e suas postagens podem se concentrar em motivar seu público a tomar uma ação (pedir voluntários da escola dominical e fornecer um link para um formulário de inscrição de voluntários, compartilhar as datas de seus horários de culto de Páscoa e pedir a seus seguidores que compartilhem, lançar o podcast do seu pastor com o objetivo de direcionar o tráfego para a página do podcast, etc.). Esteja você tentando aumentar a participação no serviço ou o registro de voluntários, todas as suas postagens se enquadram em um desses dois objetivos: informar seu público ou persuadi-lo a agir.
Pergunte a si mesmo depois de redigir um post… que valor isso traz para nossos seguidores? É informá-los de algo? Ou está oferecendo a eles uma oportunidade de agir? Quando você cria postagens destinadas a inspirar ação, certifique-se de que sua chamada para ação (CTA) seja clara e forneça um caminho para seus seguidores agirem (isso pode ser um link para sua página da web ou o número de telefone para o escritório da igreja). A última coisa que você quer é um post pedindo voluntários sem uma maneira clara de seus seguidores se inscreverem!
5. Marque seu conteúdo
Determinar o visual e as mensagens que você usará para representar sua igreja garante que você tenha uma estrutura clara para criar postagens e gráficos. Esse design e estrutura de mensagens compõem a marca de sua igreja. O branding bem feito pode adicionar legitimidade às suas contas de mídia social, aumentar o engajamento em suas postagens e até resultar em mais tráfego para seu site. Para marcar claramente seu conteúdo, você deve ter o seguinte:
Logos dimensionados para mídias sociais
Em cada plataforma que você gerencia, você deve ter o logotipo da sua igreja como sua foto de perfil para que sua conta possa ser facilmente encontrada por quem frequenta ou reconhece sua igreja. Isso ajuda a solidificar a identidade da sua marca e é um passo para tornar sua igreja visualmente reconhecível. Você pode incorporar o logotipo e a declaração de missão da sua igreja na foto da capa para aumentar o reconhecimento da marca.
O dimensionamento de suas fotos de perfil e capa para cada plataforma é necessário para garantir que suas fotos não fiquem borradas ou cortadas. Use sites como Canva ou softwares de edição como Photoshop ou Lightroom para redimensionar suas imagens.
Um esquema de cores que representa sua igreja
Olhe para o site da sua igreja, panfletos e brochuras de boas-vindas. Quaisquer cores comuns que se destaquem podem ser incorporadas às suas postagens sociais para levar a marca da igreja ao seu conteúdo. O Canva e o Adobe Spark são ótimas ferramentas para criar gráficos de mídia social – você pode até criar uma paleta de cores para usar em todas as suas postagens, criando uma aparência de marca.
Conclusão
A mídia social é uma excelente ferramenta para sua igreja compartilhar sua missão e se comunicar com os apoiadores. Com essas seis dicas, você pode começar a criar uma estratégia de mídia social que envolva sua comunidade e aumente a conscientização sobre sua igreja.
Invista no seu futuro: Torne-se um Social Media Cristão profissional, trabalhando com o Gerenciamento de Mídias Sociais de Igrejas e Ministérios na internet.
“Tenha acesso a um conteúdo de nível acadêmico desenvolvido exclusivamente para você.”
Conheça o Curso Social Media Cristão, o treinamento mais completo no mercado, onde você aprende os passos necessários para alavancar as redes sociais da sua Igreja e do seu Ministério no mundo digital. Além disso, torne-se um social media profissional, capaz de gerar sua própria renda trabalhando na área. CLIQUE AQUI e saiba mais!